quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vai faltar água?


O mundo está descobrindo que a escassez da água não é uma questão exclusiva de quem mora em regiões desérticas. Neste século, a água está se tornando a questão central por trás dos grandes conflitos no planeta.
No Brasil, os conflitos entre usuários de diferentes recursos hídricos estão aumentando, afirma um novo estudo sobre a crise da água, divulgado pela ONU.
O Brasil é um país privilegiado num planeta sedento. Tem cerca de 14% de toda a água doce que circula pela superfície da Terra. Mas a distribuição dessa abundância é desigual. Cerca de 80% da água disponível está na Bacia Amazônica, daí a preocupação dos especialistas da ONU com a Bacia da Prata.
Precisamos começar a agir agora para não termos problemas no futuro.
Digitado por:
Thilia, Sofia e Larissa - 5° Ano (Tarde)

terça-feira, 20 de abril de 2010

A água e nosso planeta

No nosso cotidiano usamos a água para várias coisas. Fazemos isso de forma tão normal que até pensamos que ela é infinita.
Por pensarmos assim, utilizamos esse liquido de maneira irresponsavel. Por muitas vezes deixamos torneiras e chuveiros ligados em quanto escovamos os dentes e nos ensaboamos durante o banho. Lavamos calçadas e carros utilizando mangueiras enquanto o mais economico seria usarmos baldes.
Será que a água vai acabar?
Sequndo os cientistas, alguns paises já sofren a escassez e por isso precisam comprar de outros lugares.
Por outro lado os países que possuem água doce em abundancia,como o Brasil por exemplo,não tem cuidado desse bem tão precioso. Eles gastam a toa e poluem suas fontes de agua bruta (rios, nascentes e etc.).
Isso é muito ruim pois 97% das águas estão nos oceanos. Os 3% restantes são doces mas somente 1% está na forma liquida e disponivel para o nosso consumo.

USE A ÁGUA COM INTELIGÊNCIA SE NÃO ELA IRÁ ACABAR!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como será o futuro do nosso Planeta Aquático?


Imaginamos que o planeta aquático no futuro ficará muito poluído com muito mais lixo do que já tem hoje. E, com todo esse lixo, os canais de drenagem vão entupir e o resultado será: enchentes o tempo todo, causando inundações, provocando desmoranamentos de casas e causando mortes.
Se faltar água no planeta não teremos mais peixes e os pescadores que sobrevivem da pesca não terão mais trabalho. Tudo isso vai acontecer por causa da poluição que está acontecendo no mundo e se nós não paramos de poluir, perderemos esse bem tão valioso que é a água.
Digitado por:
Gabriel Luiz, Maria Eduarda e Beatriz - 5° Ano (Tarde)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Por que a água é importante?

A água é importante para todos nós porque sem ela o ser humano não vive. Principalmente a água potável, que é essencial ao ser humano. Mas temos que usar com consciência se não um dia ela pode acabar, ou diminuir bastante, não ficando disponível para a maioria da população mundial, e por este motivo pode até causar guerras no planeta.
"A água é importante porque uma pequena porcentagem dela é potável, e se não cuidarmos ela vai acabar. E podem acontecer até guerras pelo que resta desta água potável do planeta".

terça-feira, 6 de abril de 2010

TRATAMENTO DA ÁGUA

Antes de chegar as nossas casas a água passa por um processo de tratamento essencial para que o ser humano possa usar esta água sem correr o risco de pegar doenças.